Ultimas Atualizações
Cinema  (12-12-2018)
Ajuda de custo  (22-10-2018)
Downloads  (21-10-2018)
Requisitos  (21-10-2018)
Vídeos Tutoriais  (07-10-2018)
Análises  (05-09-2018)
Imposto Renda
Você paga IR sobre os ganhos em Renda Variável?
Sim!!!
Mais ou menos...
Não!!!
Não sabia que precisava..
Ver Resultados

ONLINE
1


Partilhe esta Página


Dólar (formação da PTAX)
Dólar (formação da PTAX)

    PTAX é a taxa de câmbio calculada todo dia pelo Banco Central e que serve como referência em contratos envolvendo negócios em dólar (negociação entre empresas, definição do dólar turismo e até contratos futuros). Apesar de ser calculada todo dia, a taxa do último dia útil do mês é a mais importante pois será este o valor utilizado nos contratos do mês subsequente. Aumento de volatilidade é observada neste dia pois há uma grande disputa entre comprados e vendidos brigando por uma melhor taxa já que este valor final será referência para negócios com derivativos. A autoridade monetária calcula o dólar PTAX realizando consulta ao mercado em 4 janelas por dia (entre 10h e 10h10; 11h e 11h10; 12h e 12h10 e 13h e 13h10) e divulgando a nova taxa PTAX por volta das 13h30.  

 

Dólar à vista É usado como referência e utilizado para contratos no mercado financeiro.
PTAX Taxa média entre as instituições que podem negociar dólar. É calculado pelo Banco Central.
Dólar Futuro Contrato negociado no mercado financeiro e que representa a compra ou a venda da moeda norte-americana em uma data futura por um preço pré-estabelecido.
Dólar Comercial Utilizado pelas empresas para negócios de importação e exportação.
Dólar Turismo Utilizado para viagens internacionais, como pacotes de agências, compra de dinheiro em espécie e débitos em cartões de crédito. Cada agência ou operadora de viagem utiliza a sua própria taxa tendo como referência a PTAX. Seu valor é maior que o dólar comercial.
Dólar Paralelo Dólar negociado ilegalmente e sem supervisão do Banco Central.