Temos 3 perfis de pessoa física atuantes no mercado financeiro.
- O INVESTIDOR – Geralmente é aquele que tem o seu trabalho e que não tem muito tempo para acompanhar o mercado financeiro. Quer diversificar os seus investimentos para mitigar o risco e tem uma visão de médio/longo prazo. No mercado de ações, só atua na ponta compradora onde se utiliza de análise fundamentalista ou recomendação de instituições financeiras para selecionar boas empresas. O investidor vê o VALOR da empresa e dá importância para dividendos, juros e/ou rendimentos de FII.
- O TRADER – É o especulador. Sobrevive de trades (operações) de curtíssimo prazo e de day-trades. Passa o dia inteiro a procura de oportunidades não se importando se vai operar uma boa empresa ou uma empresa à beira da falência. No mercado de ações, atua tanto na ponta compradora quanto na ponta vendedora (fica “vendido”, posição na qual pode obter lucro com a queda da ação). Utiliza a análise técnica, estudos e ferramentas baseadas unicamente no PREÇO. Tem disciplina e controle emocional... sempre calcula o risco x ganho onde aceita pequenos prejuízos com naturalidade e deixa os seus trades positivos fluírem para o objetivo para que sua estratégia tenha uma expectativa positiva ao longo do tempo. Não tem interesse em dividendos, juros e rendimentos de FII.
- O SARDINHA – Geralmente é iniciante mas não se sente um iniciante. A maioria tem vida curta no mercado de ações pois acha que vai ficar rico da noite para o dia sem estratégia, disciplina e controle emocional. Quando é dominado pela ganância e arrogância, tende a acumular grandes prejuízos. O seu maior erro é operar no “achismo”, ou seja, compra aquela ação que acha que já caiu muito. Dificilmente aceita sair de uma operação no prejuízo... segura as operações perdedoras e encerra as operações vencedoras com pequeno lucro, ou seja, não há expectativa positiva ao longo do tempo. Fica viciado no mercado de ações como se fosse uma droga e quer recuperar o dinheiro perdido a qualquer custo. Os prejuízos vão se acumulando e viram uma bola de neve. Cada vez mais, vai perdendo o controle emocional e para tirar a culpa de seus ombros começa a falar frases como "mercado financeiro é cassino". A maioria “quebra” em menos de 1 ano.
Cada um vai se identificar com um perfil.
Então está na hora de você fazer uma pergunta a si mesmo... afinal de contas...
VOCÊ É UM INVESTIDOR, TRADER OU SARDINHA???
Muitos iniciantes perguntam, “dá para viver de mercado financeiro?”.
A resposta é SIM se você batalhar para se tonar um TRADER!!! Mas, para se tornar um TRADER, leva tempo... talvez o tempo de 1, 2 ou até 3 faculdades!!! E você precisa considerar todas a pressões cotidianas principalmente a familiar!!! Você é solteiro ou é casado? Tem filhos? Cuida dos pais? Está passando por uma crise conjugal? Sua situação financeira é confortável? Tudo isso gera pressão psicológica e tira o seu foco na hora de fazer os trades!!!
Se você for um SARDINHA e já estiver com grande prejuízo, pare enquanto há tempo!!! Não é muito inteligente persistir naquilo que está te trazendo prejuízo financeiro, abalo emocional e que está prejudicando a sua saúde!!! Seja humilde!!! Não precisa aceitar que você é um sardinha... mas aceite que você não é um “sabe-tudo”!!! Aliás, ninguém é um "sabe-tudo"... até o melhor trader do mundo também perde!!! Se for o caso, procure um psicólogo!!! Se quiser continuar a operar no mercado financeiro, dê uma pausa... se estabilize emocionalmente... procure se desenvolver com estudos e pesquisas não se arriscando neste meio tempo.
Lembre-se sempre... o seu maior e pior inimigo não é o mercado financeiro... É VOCÊ MESMO!!!